o seu negócio pode ser maria vai com as outras se você quiser que ele não vá para frente.
e como uma maria se diferencia das outras?
através da marca.
sabe como starbucks virou a starbucks? spoiler: não foi só por causa do café. experiência, essência e valor: tudo isso precisa fazer parte da criação de marca.
se o seu empreendimento faz parte de um nicho com concorrência estabelecida, sua identidade visual precisará ter alta capacidade de diferenciação. se o seu empreendimento faz parte de um mercado novo, sua marca precisará ter ainda mais capacidade de seguir se diferenciando ao longo do tempo.
criação de marca exige, principalmente, análise do mercado no qual ela se inclui, clareza sobre produtos e serviços oferecidos, diferenciais explícitos, propósito definido e definição sobre o público-alvo. essas informações são utilizadas na etapa de naming, que é a pesquisa extensa de palavras, radicais e morfemas. esses elementos são combinados para criar um nome único e viável de registro no INPI.
o nome é a primeira etapa de diferenciação entre a sua empresa e a concorrência.
depois da agência de propaganda criar o nome, vem a logomarca, certo?
errado!
logomarca é um termo incorreto gramaticalmente, e se você busca uma agência de propaganda com credibilidade, use essa informação como filtro.
depois do naming, iniciamos o processo de criação do logotipo, ou logo. os aspectos visuais que vão compor o logotipo envolvem tipografia, paleta de cores e símbolo. a definição de cada um desses itens depende das informações que citamos como necessárias para criar uma marca, e claro, da capacidade criativa e técnica do(a) profissional da direção de arte.
se eu já tiver uma marca, é possível atualizá-la?
sabe quem atualiza uma marca existente? isso mesmo, empresas com visão de negócio.
dependendo das questões técnicas e de percepção atreladas à marca original, nem sempre é possível fazer apenas uma atualização do logo. o rebranding é uma tática de reposicionamento de marca, e pode envolver atualização técnica da identidade visual atual ou sugestão de uma nova.
a taumes propaganda olha para sua marca sob o ponto de vista técnico e criativo, avaliando o melhor caminho para ser apresentado.
se uma marca precisa apenas de ajustes técnicos e modernização, uma atualização da identidade visual pode resolver.
nubank é um exemplo de marca que passou por ajustes técnicos em 2021, mas não teve alteração na essência visual do logo.
quando uma atualização desse tipo não é possível, podemos sugerir um rebranding completo. bmw, lamborghini, adobe creative cloud e pringles são algumas marcas que passaram por mudanças na identidade visual nos últimos anos.
olhamos com carinho para cada marca que passa pelas nossas telas, e nosso trabalho é refletir a essência que ela contém. é assim que o público se conecta com ela e cria um relacionamento duradouro.
um rebranding pode ser revertido?
a sociedade, os hábitos de consumo e a percepção das marcas mudam ao longo dos anos, e conquistar e manter a conexão com o público-alvo nunca deixa de ser importante.
a marca pontofrio passou por um reposicionamento em abril de 2021, que envolveu mudar seu nome para ponto :>. a justificativa para atualizar o nome e toda sua identidade visual foi a necessidade de se adaptar após 75 anos de existência. a expectativa era transmitir uma identidade jovem e inovadora, aliada a uma personalidade irreverente e focada no digital.
contudo, em 2024, a marca tomou a ousada decisão de desfazer o rebranding, e voltar a se chamar pontofrio :>. a justificativa? feedback do público. como resposta aos consumidores, que mantiveram forte conexão com o nome anterior, ponto :> voltou a ser pontofrio :>.
as mudanças na identidade visual adequam empresas para suas novas fases, e isso é algo para ser levado em conta na hora de atualizar uma marca.
no final, a lição que fica é: marcas fortes deixam marcas.
como a gente diz, genérico só é bom se for remédio.
quando se trata da sua marca, é um mau sinal.
para uma marca única e legalmente sua, contactaumes ! ! !