Pular para o conteúdo principal
comece ontem: 8 atitudes sustentáveis óbvias para adotar já!

comece ontem: 8 atitudes sustentáveis óbvias para adotar já!

adotar atitudes sustentáveis é uma obrigação individual com resultados coletivos: quando você age, incentiva outras pessoas a fazer o mesmo. é assim que começa a cadeia de boas ações.

criamos uma lista com 8 atitudes sustentáveis consideradas óbvias e que você deveria ter começado pra ontem (a gente já começou). leia até o final para garantir que você já adotou todas:

 

porque mudar o mundo começa dentro de casa? 

a sustentabilidade está relacionada com as mudanças sociais e econômicas, não só ao que se refere ao meio ambiente. ações individuais que favorecem a evolução pessoal também impactam o meio ambiente, como evitar o desperdício de alimentos, comprar de produtores locais e diminuir o consumo de carne.

cada ação realizada de forma constante cria um hábito que pode incentivar outras pessoas, seja quem acompanha as suas ações ao vivo, seja quem é impactado pelo seu relato, que pode ser compartilhado na roda de amigos ou nas redes sociais.

ações importam, e fortalecem a consciência de que não existe jogar lixo fora, afinal tudo o que é descartado continua no planeta.
considerando que cada brasileiro produz, em média, mais de 1kg de lixo por dia, segundo o panorama dos resíduos sólidos no brasil 2020, a união de várias ações individuais configura um grande impacto.

 

ações individuais têm poder de mudar o mundo?

maureen santos, uma das coordenadoras da fundação heinrich böll brasil, afirmou em entrevista que “soluções fáceis para problemas complexos não existem”, complementando que é necessário alinhar interesses individuais, causas coletivas e políticas públicas efetivas. 

isso quer dizer que ações individuais são muito simples e não possuem impacto suficiente?

cada pessoa que busca formas de viver uma vida mais sustentável tem o poder de influenciar outras pessoas, e é assim que as ações coletivas encontram mais vozes e mais força. 

a cobrança de políticas públicas não deve ser deixada de lado, mas não há mais tempo para deixar de agir e usar a justificativa de que ações individuais não terão impacto.

inclusive, mantenha-se informado sobre legislações que beneficiam rotinas mais sustentáveis e que garantam que os principais responsáveis pelo descarte correto de resíduos assumam o compromisso de destinar corretamente os resíduos. a lei da política nacional de resíduos sólidos – nº 12.365 foi sancionada em 2010, e é um instrumento de cobrança dessas responsabilidades.

 

8 coisas óbvias que são atitudes sustentáveis:

existe uma percepção de que para uma atitude ser sustentável ela precisa representar uma grande mudança, algo “ou você muda 100% ou sua atitude não será válida”. 

se você não pode aderir ao movimento lixo zero, ou zero waste, faça parte das campanhas pontuais que desafiam você a reduzir a sua produção diária de lixo.

se você não pensa em se tornar vegetariano ou vegano, considere diminuir o seu consumo de carne na semana.

se a sua cidade não possui coleta seletiva implementada, continue separando o lixo e pesquise se o seu endereço é rota de coleta de alguma cooperativa de catadores de material reciclável. se não for, faça com que o material reciclável seja de fácil acesso para os catadores. você pode escrever nos sacos que ali há conteúdo reciclável.

outras ações sustentáveis:

1. reaproveitar água do ar condicionado
a água gerada pelo ar condicionado pode ser utilizada na descarga no banheiro, para limpeza geral da casa, limpeza de veículos e para regar plantas.
lembrando que ela só deve ser utilizada para fins não potáveis, já que é imprópria para consumo e para lavar louças ou alimentos.

2. aproveitamento da borra do café
a borra de café pode ser reaproveitada como adubo para plantas, pois fortalece e acelera o desenvolvimento da planta.
porém, preste atenção: não misture a borra de café diretamente no vaso da planta. para criar o adubo é necessário misturar a borra de café com terra própria para plantio.
a medida mais utilizada é de 2 partes de terra para 1 de borra de café, e antes do uso, deixe essa mistura descansar por 4 ou 5 dias. 

3. casca de ovo
a casca de ovo possui nutrientes como cálcio, magnésio e potássio, sendo um ótimo adubo natural, desde que seja triturada no ponto de farinha. 
quando notar necessidade, use uma colher de chá desse adubo diretamente no vaso da sua planta.
para fazer o adubo é só deixar as cascas bem sequinhas, e então usar um processador para triturá-las. caso você use outra forma para triturá-las, ainda assim o adubo fará efeito; contudo, pode demorar mais para que os nutrientes sejam liberados no solo.
reaproveite um recipiente com tampa para armazenar o adubo.

4. replantar cebola – bulbo ou brotos
a parte da cebola que geralmente é descartada é o bulbo, a parte que tem as raízes da cebola. esse bulbo pode ser plantado e gerar novas cebolas.
se a cebola estiver germinada – quando tem o broto verdinho aparecendo na parte superior, esse broto também pode ser plantado. basta separá-lo do resto da cebola e colocá-lo em um recipiente com água. assim que as raízes começarem a aparecer, o broto está pronto para ser plantado na terra.

5. espalhar sementes das frutas que você come (desde que sejam espécies nativas da sua região)
muito se fala sobre guardar as sementes das frutas que você come, e depois de secas, levá-las com você para jogar em áreas propícias ao desenvolvimento da planta.
contudo, é muito importante ressaltar que nem toda semente vai fazer bem para o meio ambiente. introduzir mudas de espécies que não são nativas da região pode criar um desequilíbrio.
por isso, pesquise quais plantas são nativas da região antes de espalhar suas sementes durante trilhas ou viagens de carro.
a regeneração de espaços verdes pode ser feita pelos animais, principalmente os pássaros, capazes de comer frutas e levar as sementes para novos locais. a consciência ambiental precisa estar sempre sendo expandida, e cabe ressaltar que a melhor forma de renovar uma área verde é evitando queimadas e a proliferação das plantas invasoras.

6. substituir a escova de dentes de plástico pela de bambu
o plástico por si só tem um tempo de decomposição de mais de 400 anos, e o grande problema é que ele vai se transformando em pedaços cada vez menores: o chamado microplástico. essas partículas minúsculas poluem infinitamente, principalmente quando chegam ao oceano.
já a escova de bambu pode ser enterrada, seja no jardim, seja em uma composteira doméstica, e somente suas cerdas não são compostáveis. 
o bambu é uma gramínea e o seu cultivo tem menos impacto ambiental, já que ele utiliza pouca água e não exige fertilizantes ou pesticidas. a planta também é capaz de absorver dióxido de carbono e devolver oxigênio para a atmosfera.

7. doar sangue
a doação de sangue permite ajudar pessoas com doenças crônicas, que passam por cirurgias eletivas ou de emergência e que sofrem com doenças hematológicas variadas.
uma única bolsa de sangue pode impactar positivamente a vida de até 4 pessoas. você pode doar sangue durante a pandemia, uma vez que os hemocentros seguem todos os protocolos de higiene, e a doação de hemácias não vai enfraquecer você.
procure no google o endereço do banco de sangue da sua cidade, veja quais são as regras, se há necessidade de agendamento e se prepare para doar vida. 

8. reduzir consumo de carne
existem diversos motivos que podem incentivar você a diminuir o consumo de carne, como a economia, efeitos na saúde e sustentabilidade em si. 
quando se fala na questão ambiental, existe relação entre o desmatamento da amazônia e a pecuária, confirmada por estudos feitos pela embrapa.
a redução de consumo de carne também tem impacto no bolso: o preço da carne tem incentivado a redução. contudo, é sempre importante buscar fontes confiáveis de informação para garantir que você está consumindo proteínas vegetais suficientes. 
fazer parte do movimento #segundasemcarne é um passo importante, e não implica em obrigação de se tornar vegano ou vegetariano.  

a taumes acredita que o individual tem sim impacto no coletivo, e quando encontra políticas públicas efetivas, renova a esperança de uma rotina mais sustentável. 

 

escrevemos conteúdos para blog que contam histórias e combinam com a essência da nossa agência. para conteúdos que contem com a essência da sua empresa, contactaumes.

leia também no nosso blog #coisaetaumes:

cadastre aqui seu email

[email protected]

taumes

a comunicação da sua empresa vai contar com a nossa capacidade criativa para ir além.
além do esperado, além do comum.

veja aqui nossa política de privacidade.